RESUMO: O Curso abre-se à comunidade externa – almejando alunos de graduação das diversas universidades do pais -, e oferece um número de vagas também para estudantes da UFRRJ de vários cursos.
Pretende-se introduzir o aluno no ambiente acadêmico, discutindo no início o que é a Universidade e o que ela oferece; as diferentes habilidades que são requeridas para ter sucesso na trajetória de formação acadêmica (ler e escrever em nível acadêmico; planejar e realizar pesquisas; apresentar e debater ideias); e também os diferentes tipos de textos com os quais o aluno terá de lidar, seja como leitor ou como autor em seu processo de desenvolvimento. O mini-curso pretende depois ter uma sequência em outros dois. Este ciclo inicial dedica-se à leitura e à escrita; o ciclo seguinte conflui para a elaboração de um projeto; o último ciclo conflui para a produção de um artigo. O que está sendo proposto neste momento é p CSU-1 (Curso de Sobrevivência Universitária 1, com foco de confluência na Leitura e Escrita).
Entende-se que a leitura e escrita são duas das capacidades primordiais a serem adquiridas pelo aluno que ingressou ou pretende ingressar nem um curso de graduação, notadamente nas áreas de ciências humanas e ciências sociais, mas também em todas as outras. “Ler” e “escrever” não implicam aqui o seu sentido corriqueiro, que obviamente o participante já terá; mas, sim, “ler academicamente” (conseguir compreender um texto de profundidade acadêmica, identificar as ideias principais do texto lido, conectá-las a outras reflexões, compreender a forma consoante a qual o texto está estruturado, e outras coisas mais). Do mesmo modo “escrever academicamente” pressupõe um outro tipo de escrita, com o uso de palavras adequadas ao meio, com formas de estruturação que levem ao desenvolvimento de uma raciocínio lógico-dedutivo e aos modos científicos de exposição textual, com demonstração em fontes e dados, diálogos intertextuais com obras especializadas, utilização adequada de notas de pé de página e das normas formais dos textos científicos, além da ética científica e adequados modelos de citação e transcrição de textos de outros autores que fortaleçam o texto que está sendo produzido pelo autor do artigo acadêmico.
Trabalhar com a capacidade de leitura e escrita mais apurada dos participantes é o objetivo do 1° Ciclo do Curso de Sobrevivência Universitária.
PÚBLICO-ALVO
Interno: Alunos de graduação de diversos cursos
Externo: Alunos de graduação de outras universidades.